Como Transportar Cargas Perigosas com Segurança?

30/05/2024 | Carga IMO

Como Transportar Cargas Perigosas com Segurança?

Carga IMO: Evite Riscos Durante o Transporte

A carga IMO é perigosa e pode causar diversos danos tanto às pessoas quanto ao meio ambiente. Por isso, precisa de cuidados especiais durante o transporte.  

Quando se fala em carga IMO, todo o cuidado é pouco, pois se trata de carga perigosa! A sigla, traduzida do inglês, significa Organização Marítima Internacional. O termo também dá nome à entidade da ONU que é responsável por criar normas para aumentar a segurança marítima. Além disso, o órgão promove a cooperação entre os portos.

Desse modo, as cargas com características capazes de gerar riscos no transporte se encaixam na categoria IMO. Nesse sentido, podemos considerar tanto os perigos de danos ao meio ambiente quanto à saúde pública.

Substâncias tóxicas e inflamáveis são exemplos de cargas IMO. Portanto, no transporte da carga IMO, é preciso seguir uma série de normas para que tudo ocorra com segurança. As cargas também devem estar devidamente identificadas para que o manuseio ocorra da maneira correta.

As cargas IMO se enquadram em 9 classes diferentes, conforme a relação a seguir:

Classes de Carga IMO  

  1.   Explosivos
  2.   Gases
  3.   Líquidos inflamáveis
  4.   Sólidos e inflamáveis
  5.   Substâncias combustíveis e materiais oxidantes
  6.   Substâncias tóxicas
  7.   Materiais radioativos
  8.   Corrosivos
  9.   Mercadorias perigosas diversas

Como se vê, as chances de as cargas IMO causarem acidentes são altas. Por isso, é tão importante seguir todos os cuidados exigidos no transporte. Sendo assim, identificar esse tipo de carga é essencial para se proceder do modo correto e ter mais segurança na movimentação. Por isso, as cargas perigosas devem receber o código ONU, de acordo com a sua classe de risco. Esse procedimento é necessário porque, com esse código, é possível identificar o tipo de carga IMO internacionalmente! Na sequência, você vai ver outras exigências para transportar as cargas IMO com mais segurança.

Embalagem Para Transportar Cargas Perigosas:

Devido ao alto grau de perigo dos produtos das cargas IMO, é preciso fazer o transporte em embalagens homologadas. Afinal, o objetivo é reduzir os riscos de danos ao meio ambiente e, claro, de prejuízos à saúde humana. Por isso, as embalagens para carga IMO passam por muitos testes. Se aprovadas, recebem o Certificado de Homologação, que é emitido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC). Assim, é possível comprovar que as embalagens atendem as normas da legislação.

Documentação Necessária Para o Transporte de Carga IMO:

  • MSDS (Material Safety Data Sheet) é o documento que o exportador emite com a descrição detalhada dos produtos. Assim, é possível fazer a identificação da forma correta.
  • FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico). O FISPQ também é de responsabilidade do exportador apresentar os dados sobre especificações e propriedades. Além disso, ele contém informações sobre o modo de evitar danos, em caso de emergência. Inclusive o telefone do responsável pelo produto.
  • DCA (Dangerous Cargo Application) O DCA é o documento necessário para conseguir a autorização da companhia marítima. O exportador deve preencher esse formulário com as informações básicas do produto. Também é preciso incluir o nome da embarcação e a data de embarque.
  • MDGF (Multimodal Dangerous Goods Form) Esse documento deve conter as informações sobre os detalhes da carga perigosa. Além disso, ele precisa ter tanto os dados do meio de transporte quanto a assinatura do responsável.

Certificado de Homologação

Esse documento tem validade internacional, pois comprova a qualidade da embalagem utilizada no transporte de cargas perigosas. Como já dissemos, essas embalagens devem seguir normas especiais. Portanto, elas passam por testes para receber o certificado de homologação, que é emitido pela Diretoria dos Portos.

Como a South Cargo Ajuda sua Empresa no Transporte de Carga IMO?

A equipe da South Cargo cuida de todos os trâmites para que o transporte de sua carga IMO ocorra com total segurança. Afinal, é uma NVOCC preparada para ir além, quando se trata de cuidar das operações de exportação de seus clientes. A parceria com grandes players de logística do mercado garante eficiência no transporte da carga IMO da origem ao destino, e a presença da tecnologia nos processos deixa cada etapa logística mais ágil e eficiente.

Então, consulte a South Cargo, que está pronta para facilitar o transporte de sua carga IMO.

Leia mais conteúdos
relacionados ao tema

[Atualização] 05 principais mudanças recentes no Portal Único Siscomex

O Portal Único Siscomex é uma ferramenta essencial para simplificar e modernizar as operações de comércio exterior no Brasil. Com suas recentes atualizações, ele oferece ainda mais praticidade, integrando sistemas e reduzindo a burocracia nos processos de importação e exportação.  Essas mudanças são estratégicas para aumentar a eficiência e a competitividade no mercado global. Aqui […]

Por que contar com um NVOCC nos processos logísticos?

No cenário globalizado de hoje, empresas de todos os tamanhos enfrentam desafios logísticos complexos para entrar e se manter em mercados internacionais. O NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier), oferece soluções logísticas completas e flexíveis. Isso nos permite negociar serviços com transportadoras, sempre buscando as melhores soluções para o cliente, com total neutralidade. Na South Cargo, […]

arraste para o lado